entenda:

aforismos futurismos
futurismos aforismos
afoturismos

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Glossário

Achei necessário aqui explicar um pouco sobre os elementos que me serviram de inspiração para o conto Entre dois mal ou a segunda viagem dos Acutsu.
Em primeiro lugar, os Acuntsu. Acuntsu é o nome de uma obscura etnia indígena que vive na fronteira do Amazonas com Rondônia, conhecida pelo seu culto á Kiantô, a cobra arco-íris.
Não existe, no entanto, nenhuma entidade conhecida como Ururã no folclore amazônico(aliás, ao contrário das cobras, poucas são as lendas relativas á jacarés, como lembra Câmara Cascudo). A idéia veio de uma pouco conhecida lenda do interior do Rio de Janeiro, a lenda do Ururau, um jacaré brabo de couro impenetrável que uns dizem virar gente.
Caraíba era como os indígenas tupi chamavam o homem branco. A palavra também significava em algumas tribos "profeta", mas usei o primeiro significado nesse conto, como vocês devem ter percebido.
Bem, a inspiração para construir esse conto veio principalmente do trabalho de Neil Gaiman,no que tange ao paganismo. Seus personagens fantásticos estão sempre muito envolvidos com os seres humanos,como se fossem parte de uma novela, ao invés de ficarem no Olimpo, por exemplo. Achei interessante adaptar um pouco da fantasia Neil-Gaimaniana, por assim dizer, ao universo indígena. No entanto, no final das contas, não achei que os seres fantásticos do meu conto, principalmente Kiantô, fossem tão envolventes ou presentes. Bem, mas não se pode acertar sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário