entenda:

aforismos futurismos
futurismos aforismos
afoturismos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tempos de Vitória



Peter Sellers, como Rainha Vitória, ao lado de Spike Milligan no filme The Great McGonagall(1974)

Por que o steampunk é sempre associado á era Vitoriana? Para respondermos a essa questão primeiro temos que responder á outra: o que é a Era Vitoriana? A Era Vitoriana compreende o período de 1837 á 1901 e é assim chamada por englobar o longo reinado da Rainha Vitória.

Essa é a verdadeira Rainha Vitória (1801-1901).
Vitória subiu ao trono numa época em que o imperialismo britânico estava se consolidando, tanto na Ásia(Índia) como na África (destaque para a compra do Canal de Suez).A Revolução Industrial também estava se desenvolvendo. mesmo que as condições de trabalho não tenham melhorado muito na maioria dos complexos industriais, pelo menos agora havia uma legislação trabalhista sendo criada no Parlamento. A prosperidade financeira da Inglaterra fez surgir uma classe média mais forte, nem por isso menos conservadora. Na política, estamos em um período de conciliação entre os adversários de sempre, os Whigs(conservadores) e os Thories(liberais).
Além disso há que salientar a profusão de "aventureiros" britânicos no período, inaugurando uma nova classificação no mundo da aventura: o aventureiro vitoriano. Geralmente, homens de boa formação que prezam pelo cavalheirismo e idolatram a ação, se enveredando pelos locais mais exóticos,pelo prazer da aventura (como todo bom aventureiro) e pela busca de fama. Nesse rol se encontram desde o fictício Lorde Roxton de O Mundo Perdido (Conan Doyle)até o famoso e misterioso Richard Burton (não, não é o ator de Cleópatra e o Manto Sagrado), que esteve no Brasil!

Richard Burton(1821-1890), orientalista, oficial da Marinha Britânica.
Na literatura temos o surgimento de poetas como W.B Yeats, a crítica social de Charles Dickens, as aventuras de Louis Stevenson e Arthur Conan Doyle,a ironia de Oscar Wilde e Bernard Shaw. Na ciência, vale destacar as teses de Darwin e Wallace sobre a evolução das espécies, as descobertas de Lorde Kelvin sobre a física e a temperatura, além é claro da evolução das máquinas á vapor. Na virada do século podemos ver automóveis já andando por Londres.
Resumindo a Era Vitoriana em uma palavra ela seria: euforia. Sim, foi uma euforia, principalmente para a classe média. Euforia é um elemento-chave da Belle Epoque. Além disso há que salientar a criação de uma idéia de progresso e a fé inabalável nele, principalmente através da Ciência.
Portanto, quando Bruce Sterling e William Gibson escolheram a Era Vitoriana como cenário de seu famoso livro The Difference Engine, considerado o Pai da Steampunk,não foi por acaso. Num contexto como esse de euforia, de desenvolvimento industrial, de aventureiros e de cientificismo, boas histórias são o que não faltam. Aliás, os próprios contemporâneos perceberam isso,H.G.Wells, Jules Verne, etc. Aliás, esse clima não era próprio da Inglaterra, ele era a atmosfera da maioria dos países da Europa na época. A Belle Epoque institucionaliza essa euforia.
É um ramo muito frutífero não só pelo que tem de belo e cativante, mas pelas tensões subterrãneas também, presentes, inclusive na própria Inglaterra vitoriana. Ora, a questão dos vagabundos, das péssimas condições de trabalho dos operários, do imperialismo na Ásia e África (basta lembrar da guerra dos Sipaios na Índia e a guerra dos Boêres na África do Sul, dentre tantas outras).

De qualquer maneira, a Era Vitoriana é uma época realmente muito interessante, cheia de mudanças, algumas drásticas outras não. Aliás, um dos maiores desafios dos escritores do gênero nos países não anglo-saxões é justamente o de desvincular o próprio gênero desse período, de tão enraizado que está com a Inglaterra vitoriana. Mas esse debate eu deixo para uma outra hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário