entenda:

aforismos futurismos
futurismos aforismos
afoturismos

terça-feira, 22 de junho de 2010

Steampunk: o que é isso?


Bem, você que visita meu blog religiosamente (ninguém visita ele, mas faz de conta!) deve estar se perguntando: o que é steampunk? Claro, falei da influencia da era Vitoriana no steampunk antes de falar do steampunk: desculpa, erro meu! Mas agora vou consertá-lo.

Steam em inglês quer dizer vapor, Punk você já sabe, é aquele movimento marginal que preza pela autonomia e pela liberdade de velhos costumes. Você deve conhecer o irmão mais velho do steampunk, o cyberpunk, onde ficção científica e a cultura punk se misturam, geralmente, para construir um futuro distópico. Com o steampunk não é muito diferente, apesar da cultura punk não ser muito saliente aqui - a ênfase recai na estética da Belle Epoque - e as distopias não serem via de regra - mais uma vez lembrando que era uma época de euforia e serenidade (vale a pena lembrar que o termo foi criado pela imprensa, portanto não é necessariamente muito exato para fixar fronteiras com o cyberpunk).

O steampunk se situa entre o século XVIII e XIX, entre a primeira Revolução Industrial - quando o vapor surge como força mortiz - e a Segunda Revolução Industrial. Geralmente vinculado ao gênero da História Alternativa, onde novas possibilidades de presente são criadas por mudanças no passado. Geralmente essa mudanças no steampunk passam pela ciência. O maior exemplo disso é o livro considerado por muitos como inaugurador do gênero, o já mencionado aqui The Difference Machine de Bruce Sterling e William Gibson (pai do Cyberpunk), onde o computador (a máquina diferencial) é criado 100 anos antes do ocorrido e modifica toda a nossa história, criando uma sociedade regulada pela máquina.

Mas nem só de ciência vive o steampunk, basta lembrarmos que ele se dirige ao século do vapor e não só a um aspecto dele. Pode se fazer steampunk ao falar da medicina (como o faz Roberto Luiz Monteiro Costa com O Istmo do Dr. Moreira), da religião, da cultura, das aventuras (ramo muito produtivo ainda no século XIX, como já falamos aqui) e etc.

Basicamente, isso é o steampunk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário