entenda:

aforismos futurismos
futurismos aforismos
afoturismos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

As coiobólicas

Existem por todo o Brasil personagens que não devem nada á literatura ou mesmo á ficção científica. Tião Coió é um deles. Esse mineiro de Malacacheta inventou na década de 80 antenas parabólicas artesanais, além de tentar criar uma máquina voadora, mas essa é outra história. Até hoje as coiobólicas - ele fez mais de 400 - estão pelo sertão mineiro fazendo concorrência com as parabólicas "industriais".
Quem quiser mais informações sobre esse personagem fantástico é só acompanhar o curta de André Amparo, A Verdadeira História de Tião Coió (2003).
O curta aproveita muito bem o tema e nos apresenta um Tião (aliás, quem apresenta o personagem é ele mesmo) criativo, apaixonado por suas invenções, num misto de artista popular com inventor maluco. Tião Coió e suas coibólicas são um desses tesouros escondidos da nossa vida interiorana. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Flanando um pouco

Eu nunca tinha ouvido falar em flanêur, mas me pareceu que sempre soube o que era isso. Em todas as cidades em que morei, mesmo sendo um pouco sedentário, sempre gostava de andar pela cidade, simplesmente para vê-la.
Ainda não tive o prazer de fazer o mesmo em Manaus por conta da correria da mudança. Mas essa quarta, por causa de um enxame médico no centro da cidade, resolvi dar uma de flanêur. Bem, desci do ônibus na Leonardo Malcher, bem no começo da Joaquim Nabuco. Segui a Nabuco e percebi como era curioso a quantidade de floriculturas em uma de suas quadras. Quando olhei para o outro lado entendi o motivo: Casa Funerária.
Continuei, deveria entrar na 10 de julho e subi-la. Na sua esquina encontra-se de um lado a sede da Uninorte, toda em tons claros, azul e branco. Bem, na verdade tinha um pontinho meio deslocado ali: um mendigo deitado perto dos portões do estacionamento. Do outro lado da esquina está o enorme hospital da Sociedade Beneficente Portuguesa, cercado por um pequeno muro mais velho que o tempo. Descendo a 10 de julho chegamos a Getúlio Vargas, uma das avenidas principais do centro, toda arborizada e sempre cheia de carros. O nosso ponto fica logo lá embaixo, na intersecção com a 7 de setembro, a avenida principal das avenidas principais. Mas o consultório ficava mais acima. No caminho encontramos uma galeria de arte muito colorida e um cinema pornô bem discreto. O vigia era um velho que parecia estar eternamente pigarreando. Continuando nos deparamos com os fundos do famoso Teatro Amazonas e o Largo do Sebastião. Acho mais bonito até que o Teatro o chafariz na praça, cercado de monstruosas árvores. Na verdade ele não expele água como os outros, apenas possue uma pequena bacia ao seu redor cheia de água. O verdadeiro diferencial são suas esculturas, quatro naus, na verdade só suas proas, representando os continentes (África, América, Ásia e Europa). Tudo bem, esqueceram a Oceania, mas se a tivessem colocado onde ficaria a quinta nau?
O chafariz estava sendo visitado por um grupo de turistas. Todos tiraram suas fotos ali, com a exceção de duas garotas, bem vestidas aliás, que estavam preparando ainda o equipamento fotográfico. Eu pensei que estavam fazendo um ensaio fotográfico ali por causa da quantidade de câmeras e tripés. Até montarem tudo o grupo já tinha subido para o Teatro. Uma tirou a foto da outra encostada na borda do chafariz. Depois correram para alcançar o grupo. Eu pudi observar tudo porque parei para lanchar num dos banquinhos dali. Depois de acabar com o refrigerante e os salgadinhos me mandei. Cheguei ao consultório médico, ficava dentro de um prédio comercial, no quarto andar. Um lugar bem abafado, mas relativamente confortável. O exame demorou um pouquinho já que pude assistir duas novelas enquanto esperava, Pérola Negra e Esmeralda. Só faltou passar Canavial de Emoções. Bem, fiz o exame, sai do prédio e fui pegar o onibus, mas lentamente, como se quisesse aproveitar mais um tempinho no centro da cidade. Estava bem agradável lá, o tempo estava nublado e o clima ficara mais habitável.
Quando cheguei no ponto lá estava uma multidão de pessoas. Eu fiquei entre o senhor que parecia o Henry Fonda um pouco bronzeado e uma senhora com uma camisa azul que toda hora perguntava que horas eram. Depois de passarem mais de oitocentos ônibus por nós, finalmente chegou o nosso. E o onibus, que veio vazio, saiu de lá cheio. Estava um mormaço desgraçado dentro dele, que aumentava quando parava em algum sinal. Eu e todos ali estávamos contando os minutos, rezando para chegar o mais rápido que puder no nosso ponto.
Finalmente eu cheguei ao meu. Pensando bem, acho que o que me motivou a apreciar o centro da cidade foi o clima agradável de lá. Porque se tivesse o mormaço de sempre eu teria corrido o mais rápido possível para pegar o onibus e sair dali. Bem, o verão vem chegando e meus dias de flanêur com certeza estão contados, a menos que eu comprei um mini-ventilador portátil e um cantil com capacidade para 4 litros.

Glossário

(Lugones, a cólera dos deuses)
o título é uma clara referência ao filme do cineasta alemão Werner Herzog, Aguirre, a cólera dos deuses (1970). A história do filme gira em torno do verídico e insano mercenário espanhol Lope de Aguirre, interpretado por Klaus Kinski, queem um expedição descendo o rio Amazonas fez inúmeros massacres e assassinatos, incluindo do chefe da expedição e o de sua filha.
O nome do autor do suposto artigo é uma referência á dois personagens muito díspares: Arthur César Ferreira Reis, um dos maiores e primeiros historiadores amazonenses que já foi inclusive governador do estado durante a década de 1960, e Hannah Arendt, filósofa alemã de origem judia que dedicou boa parte de sua obra á falar sobre a ética, a violência e o totalitarismo e ficou conhecida por seu relato do julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmman onde cunhou o conceito de "banalidade do mal".
Agora vamos aos personagens: Victor Lugones pegou seu sobrenome emprestado do escritor argentino Leopoldo Lugones, conhecido por sua vinculação ao pensamento autoritário e fascista; o aviador Ulisses R. Figueiroa, referência direta ao personagem do livro de Homero, A Odisséia, enquanto Lugones encarnaria o papel de Poseidon, entidade que impede Ulisses de voltar para casa; Carranza era o sobrenome de um dos líderes da Revolução Mexicana, Venustiano Carranza, de origem liberal que possuía divergências contra Zapata; Perequê era o nome do filho de Ajuricaba, líder indígena que comandou uma confederação de tribos, entre elas a sua, os manaós, contra os portugueses por anos.
Caudilhos era como se chamava os líderes regionais da Região do Prata, geralmente eram de origem militar, diziam defender os interesses e a moral da população, buscando seu apoio pelo apadrinhamento. Os caudilhos promoviam muitas guerras entre si. Um dos maiores motivos da nação argentina não se integrar foi justamente o poder de caudilhos como Juan Manuel Rosa e Facundo Quiroga sobre Buenos Aires.

Afoturismos VI

Os grandes dilemas da ecologia demonstraram ser bem frágeis á espíritos práticos que pudessem solucioná-los tão facilmente como foram solucionados no nosso século. Em primeiro lugar, a grande quantidade de resíduos na biosfera. Cientistas criaram poderosos veículos movidos á resíduos, a qualquer um deles. E esse foi só o começo. Dentro de pouco tempo já existiam reatores de resíduos pelo hemisfério todo. Ou seja, resolveu-se o problema do lixo e da energia de uma só cajadada. E não só isso; recentemente, inaugurou-se novos modelos de habitação que utilizam como matéria prima nada mais que resíduos inorgânicos devidamente processados. Foi uma revolução na arquitetura.
Acabou-se a celeuma sobre a camada de Ozônio também. Um enorme contigente de nanorrobôs está instalado sobre ela e reconstrói a cada minuto os buracos provocados eventualmente. Uma vez reduzidos os buracos, a Antartida cresceu em extensão mais de 2km. Tivemos até um problema com isso, pois o nível do mar reduziu bastante, então quando chega o verão os nanorrobôs abrem um pequeno buraco, grande o suficiente para esquentar um pouco as calotas e inundar melhor as praias. Nada muito abusivo. Após o fim da temporada, eles reconstróem o buraco novamente. Simples.
Quanto a Amazônia. Bem, infelizmente a Amazônia original foi destruída na Guerra do Gado, no entanto, o mapeamento biológico e topográfico feito por anos por cientistas estrangeiros na região foi de grande valia, uma vez que foi possível clonar cada espécime da floresta, a partir das amostras colhidas por eles, e reconstruir a floresta em uma nova área, na África Sub-saariana.
Claro que algumas espécies, por serem desconhecidas, foram extintas, mas grande parte se salvou. E hoje temos um pulmão do mundo tão grande quanto o original.

A Visita

A campainha toca.
-Calma, já vou! Já vou!
A velha senhora abre a porta e vê uma silhueta á sua frente.
-Olha, me desculpe se eu te conhecer e não te reconhecer agora,bem. É que eu fiquei de trocar as lentes dos óculos á dois meses e to enxergando agora tudo embassado, sabe? Mas quem é você mesmo?
A Morte não sabe o que responder. Ora se disser seu verdadeiro nome é capaz de que ela feche a porta e se esconda dificultando seu trabalho mais ainda.
-Bem, eu sou...
-Ah, é o Ademar, né? O menino aí da portaria, do turno da noite, né? Agora que eu vi, você sempre costuma andar com essas roupas escuras. Me desculpa, meu bem, por não ter te reconhecido, viu?
-Não...
-Já sei, você veio buscar o panetone, né? O Arlindo me disse que você ficou de pegar e num pegou. Mas eu guardei, viu. Tá lá na geladeira! Entra aí!
A Morte, diante do convite, recusa veemente:
-Não, não!
-Que isso, entra aí, meu filho! Eu tava preparando mesmo o café. Senta aí e toma um pouco. Entra vamos!
-É que eu tenho que fazer mais coisas...
-E vai ficar aí de pé na frente da porta, que nada! Não precisa ter medo, eu sou só uma velhinha zureta. Entra aí.
E a senhora puxa pela mão a relutante visita para dentro de seu apartamento.
-Olha só não repara na bagunça,viu! Nossa, você tá frio, meu filho! Tem pressão alta? Ah, senta aí que vou trazer o café e o pão.
Assim que a senhora vai para a cozinha, a Morte solta um suspiro de cansaço, daqueles que se solta quando se prevê o trabalho duro pela frente. A Morte não gosta de criar muita intimidade com suas vítimas, isso acaba interferindo no trabalho. Depois você fica com pena e não consegue ceifar.Pensando melhor, ela acha que seria melhor acabar com tudo de uma vez. Se dirige para a cozinha, a senhora está na pia passando o café do cuador para a garrafa térmica, de costas. É o momento perfeito. Prepara para tocá-la e assim levá-la, quando a senhora subitamente vira.
-Nossa! Ah, você taí! Olha, menino, tá aqui o café. Você prefere puro ou pingado?
A Morte diante da solicitude da velha senhora desiste do plano.
-Puro.
-Eu também gosto de puro. Não é que eu não goste de pingado, é porque pingado já não paece café, pra mim parece mais é achocolatado, sabe? Senta aí na mesa que eu vou trazer o pão. Você gosta de pão de milho?
-É... Sim...
-Ih, meu filho, então me desculpa, só tenho pão francês.
-Não tem problema.
Enquanto conversam a senhora colocaum pano de prato sobre a mesa e o saco com pão sobre ele.
-Vou buscar agora o requeijão e o presunto, tá, meu filho?
-Tá certo...
A Morte, meio conformada, pega o copo com café e dá uma golada. Chega a senhora com o requeijão, o presunto e a faca.
-E tá muito forte?
-Não, tá bom.
-Se num tiver é só falar, eu faço outro.
-Não, não!
-Não é trabalho nenhum! Eu faço rapidinho. Eu até gosto, sabe, porque assim eu fico ocupada. O problema, meu filho, é quando você não tem nada pra fazer. Cabeça vazia, oficina do diabo. Já ouviu esse ditado?
-Sim...
A senhora corta seu pão ao meio e passa a faca parao convidado. Este pega lentamente seu pão e o corta. Depois de colocar presunto do seu pão a senhora lhe empurra uma fatia.
-Não quer colocar presunto aí?
-Não...
-Você não gosta de presunto?
-Gosto, mas vou colocar só requeijão...
-Você é que nem meu filho, ele não suporta misturar as coisas sabe? Quando eu colocava inhame e feijão e arroz pra ele, ao invés dele amassar o inhame, sabe, e comer junto com o feijão, ele separava num canto o inhame e comia o feijão e arroz primeiro pra depois comer o inhame.
Agora um silêncio. Ambos estão mastigando seu pão. A senhora come seu pão, como se tivesse fome, enquanto sua visita o devora lentamente, entre um golada e outra de café. Após terminar seu pão a Morte recolhe as migalhas que caíram para fora do pano e coloca num canto dele.
-Meu marido fazia isso.
-O quê?
-Ele fazia isso, meu marido. Depois que comia o pão ele pegava as migalhas e colocava no pano, depois ele pegava o pano e balançava ele fora de casa, pra cair as migalhas. Eel tinha uma criação de galinhas, aí quando ele fazia isso as galinhas já vinham tudo comer os pedaçinhos de pão.
A Morte coloca as mão sobre as pernas como se não fosse mais comer nada, a senhora está terminando o segundo pão agora.
-Eu gosto de pão assim quentinho. Vou lá na padaria cedo pra pegar os primeiros. Pão que fica muito tempo fora do forno fica meio duro, borrachudo, já percebeu? Eu não gosto de pão borrachudo. Ainda mais porque eu já não tenho muitos dentes, imagina eu perder mais. Ahah...
A ligeira gargalhada da senhora encontra companhia no também curto pigarro do convidado, como se fosse uma manifestação de apreço.
-Não vai comer mais não, meu filho?
-Não...
-Come mais, Ademar, você tá muito magrinho, meu filho!
-Não... É que eu preciso ir embora...
-Mas já?
-É...
-Fica mais um pouquinho!
-Tenho que trabalhar.
-Ah, tá certo... Quando a gente tem que trabalhar tem que trabalhar mesmo. Trabalho é o que faz você ser um homem, sabia disso? Trabalhar não é vergonha, é honra. Conitnue trabalhando, meu filho, você tá certo. Você não é que nem esse pessoal que vive aí nas costas dos pais gastando dinheiro em carro e drogas. Você tá certo! Eu não vou ficar te atrapalhando mais não, meu filho.
-Obrigado... pelo café.
-Ah, ia quase me esquecendo! O seu panetone! Peraí que vou lá buscar.
A Morte se levanta da cadeira e se dirige á porta, pára e espera a senhora voltar.
-Tá aqui! Guardei o maior deles pra você, viu, mas não fala nada pro Arlindo, se não ele fica com ciúme, viu? ahah
-Tá certo...
A senhora abre a porta, a visita sai, a senhora se despede:
-Até mais, meu filho! Bom trabalho!
-Obrigado.
A senhora tranca a porta. A Morte permanece no corredor do prédio, segurando o panetone. Mais um dia sem levar a senhora, mas a culpa não é dela. A senhora é muito simpática, o que poderia fazer? Recusar um café? Mas tem que fazer seu trabalho. A Morte estribucha um desabafo:
-Ah... eu não fui feito para isso...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Cidade

Avisto ela. A cidade que se ergue no seio da selva será a mesma cidade sonhada pelos velhos pajés e caçada pelos aventureiros? Aquela cidade esquecida de onde a união de todas os povos simbolizará o novo mundo e o novo homem que de lá emergirá? Acho que sim. Veja, por entre suas imensas e prateadas colunas andam pessoas de todos os tipos, com os mais variados penteados, vestimentas e cores. Ouço os mais variados dialetos. Mas ao contrário do que parece, essa não é uma Torre de Babel, pois todos se entendem. Eles andam por seus corredores admirando cada pequeno detalhe da construção, conversam entre si, se alimentam em seu pátio, fazem trocas com seus moradores. É todo um universo admirável, reluzente, agradável.
Quem diria encontrei a famosa cidade perdida. Mas qual será seu verdadeiro nome. Me afasto um pouco, olho para seu pórtico. Leio: Amazon Shoping.

domingo, 11 de julho de 2010

O pesadelo de aço

O miniconto A Máquina de Leonardo Stockler, vencedor do Prêmio Bráulio Tavares de 2008, ressuscita um dos nossos pesadelos mais incisivos desde que a ciência se tornou a toda-poderosa no Ocidente: a máquina infernal.
A máquina infernal, em poucas linhas, seria todo e qualquer mostrengo de engrenagens dedicado a destruir tudo e impossível de ser impedido. Por exemplo, muitos vêem os nanorrobôs como máquinas infernais, pois acham que podem de algum jeito serem programados para destruir o mundo molécula por molécula e se reproduzirem ad eternum.
A máquina infernal perdeu espaço nas últimas décadas para outros pesadelos científicos tão assustadores quanto, ou mais, como a guerra biológica, mutantes genéticos, buracos-negro e etc. Mas Stockler revive esse pesadelo de aço em seu conto e quando digo revive é certamente a palavra certa. As palavras vão materializando esse monstro lentamente a ponto de no último parágrafo termos dele uma imagem pronta em nossa cabeça, percorrendo os canaviais, num quadro que não deve em nada á Hyronimus Bosch.
E ao lado da máquina infernal está seu inventor que, louco, se suicida de uma maneira suficientemente dramática. Vejam só, também está lá o arquétipo do cientista louco, mas se bem que é um cientista louco com complexo de culpa.
Interessante situar esse quadro apocalíptico em um canavial, pois isto lhe concede uma aura mais barroca. Eu diria até que se esse conto fosse uma canção certamente seria uma do Zé Ramalho. Não sei até que ponto pesou a experiência do autor nisso (se ele vem do Nordeste? E até mesmo se ele gosta de Zé Ramalho?), pois muito pouco sei dele, aliás, quase nada.
Um ponto que gostaria de ressaltar, entre tanto, é a capacidade descritiva do autor. De nada adiantaria o cenário, o monstro e o seu criador se não fosse a pena do autor, por sinal pontualíssima. Bráulio Tavares, em entrevistas, sempre disse que faltava á ficção científica, principalmente aqui no Brasil, mais pessoas que fossem dominadas pelo "demônio da palavra", bem Stockler foi um desses "possuídos", honrando o título do prêmio.

O Lado Sombrio da Luz

Sempre acreditei que a Ciência fosse a luz que iluminava as trevas do obscurantismo. Sempre acreditei que ela nos salvaria, nos salvaria de nós mesmos. Acreditava que chegaríamos a um ponto da História onde seríamos seres humanos melhores e civilizados, onde não existisse guerra ou fome. Como fui ingênuo, ingênuo e tolo. Agora eu vejo. Só lamento que tenha sido agora...
Quando criei a fórmula do gás sintético não pensava nisso, não pensava em nada além da aventura hercúlea do conhecimento de que estava participando. Para mim a Ciência era neutra, neutra e onipresente,como uma entidade divina e transcendental. Eu, como meus colegas cientistas, era um nobre sacerdote. Ledo engano. Estava mais para uma avestruz, com a cabeça enfurnada na terra.
De alguma maneira suspeitava das intenções do governo russo quando me ofereceram o projeto do gás sintético, mas deixei minha moral de lado, em nome da Ciência, em nome da luz, veja só! Por um tempo tentei me convencer de que não tinha feito nada de errado, que as decisões de utilizar o gás não eram minhas, mas a verdade é que eu sabia de tudo e fiz tudo. Não estava preocupado com as outras pessoas, mas com minha vaidade, meu objetivo de ser um renomado sacerdote da Ciência. O resultado está aí: 32 milhões de mortos na Criméia... Tenho 32 milhões de mortes no currículo...
O que será da minha vida de agora em diante? Viverei me explicando para todos que conheço? Me defendendo á todos? Assumindo minha culpa eme autoflagelando? Não sei, não sei o que fazer. Não aguento tanto peso nos meus ombros. A História me conhecerá como o açougueiro do gás. Não vou passar a imagem de inocente, pouparei a longa condenação dos tribunais. Essa noite tudo termina! Gostaria que terminasse comigo o gás, as mortes, tudo, mas não posso. Pelo menos eu terminarei essa noite!


Um tiro na escuridão do quarto silencia a angústia.

Minicontos

Síndrome de Estolcomo
A pesquisadora Anne Berting foi sequestrada pelo povo paluriano e mantida em um precário cárcere privado. Eles exigem que os navios pesqueiros não penetrem mais em sua terra. Depois de dois meses, as autoridades desistiram de negociar. Os palurianos foram então á capital mundial protestar. Entre os manifestantes presos estava a pesquisadora Anne Berting. Antes de entrar no camburão gritou: Viva o povo paluriano!!

Sorte
Arlindo tropeçou na escada, quebrou uma costela. Foi internado. Apesar de maldizer sua sorte, azar ele não teve: o prédio onde trabalhava desmoronou. A sorte é relativa.

Grandezas e limites da Física
Homem teletransportado de prefeitura na Filipinas para plenário norte-americano. Física explica: isomorfismo quântico.
Fracassado analista de sistema casa-se com a Miss-Verão. Física não explica.

Afoturismos V

A estátua da liberdade foi leiloada. Sim, para os chineses. Acontece que os monumentos são muito trabalhosos e a arquitetura hoje já superou essa fase das esculturas concretas, as virtuais e os hologramas são muito mais baratos e práticos. Os monumentos se tornaram obsoletos. Obsoletos não, raros, extravagantes. Só quem é realmente muito rico tem uma boa coleção de monumentos e obras do tipo. Por exemplo, o milionário australiano Eike Trump é um dos maiores colecionadores do mundo; além de contar com as pirâmides de Zizé e o Arco do Triunfo, ele adquiriu recentemente a Muralha da China, para desgosto dos chineses.

sábado, 10 de julho de 2010

LUGONES: A CÓLERA DOS DEUSES

Lugones: a Cólera dos Deuses


Arthur Reis Arendt
(artigo da revista de cultura Aymoré, vol. 54, jul-ago, 1937).

Encontramo-nos em pleno século XX, saídos do auge da tecnologia e da ciência moderna, e, no entanto, a maioria de nosso planeta ainda se configura em incógnita. Não precisamos ir muito longe para darmos um bom exemplo: a região norte, principalmente a província amazônica. Nós nos vangloriamos de ser um dos países mais fortes da Liga Panamericana, mas o poder central ainda não pisara nessa região. A Amazônia ainda nos é um enigma.

Descoberta pela expedição de Alfredo Pacheco Favela em 1545 e então batizada como Sertão da Água Doce, a região nunca foi totalmente colonizada. A ocupação portuguesa encontrou enormes problemas como o clima, os insetos, as doenças tropicais e as guerreiras indígenas conhecidas como Icamiabas, responsáveis pelo rebatismo da região como Terra das Amazonas. Em vista de todos esses problemas a empresa colonial portuguesa abandonou a região em 1715, desde então o sistema econômico predominante localmente tem sido o contrabando e o sistema político uma rede pulverizada de chefes regionais, ligados á pequenas tribos - a única exceção aconteceu com a Confederação Baré, quando as tribos do Vale do Amazonas se uniram sobre a liderança de um tuxaua (chefe) conhecido como Perequê para combater os contrabandistas, mas com sua morte ela se dissolveu.

Em 1875, a situação muda radicalmente. O governo central da República de Pindorama, com medo de perder suas províncias para seus vizinhos, inicia um processo de centralização, nomeando para cada província um comandante militar com poderes quase supremos, cuja missão seria assentar as bases administrativas e político-militares nas províncias e defendê-las, simultaneamente. Esses comandantes ficaram conhecidos como caudilhos. O caudilho designado para transformar a Terra das Amazonas na Província da Amazônia era o general Victor Lugones.

Com uma ficha impecável, o general Lugones era um verdadeiro intelectual, um homem dado á reflexão e um hábil estrategista. No entanto, o relato do aviador e aventureiro Ulisses Ramirez Figueira, que visitou a região em 1893, encontra no comando da província o general Lugones, mas um Lugones diferente. Um Lugones louco, imprevisível e brutal, responsável por milhares de massacres. O que terá acontecido com o caudilho Lugones? Será que a selva terá o transformando? Mas como?


I

Antes de respondermos a essas intrigantes perguntas que certamente iluminarão nosso conhecimento sobre a Amazônia, precisamos apresentar melhor nosso objeto de estudo, o general Victor Lugones.

Victor Vélez Lugones nasceu em 22 de outubro de 1834, na pequena cidade de Pouso dos Guaianazes, no interior da província fluminense. Filho de um comerciante, imigrante espanhol, com uma costureira nativa, a única possibilidade de uma boa formação e ascensão social para Lugones era o Exército. Por isso, com 8 anos completos entrou para a corporação. Após completar seus estudos fundamentais, Lugones, um rapaz ávido pelo conhecimento, decide continuar estudando, se aprofundando não somente nas técnicas militares (estratégia, história da guerra, etc.) O jovem oficial completava seus estudos na Academia com sua curiosidade; frequentava as mais obscuras livrarias e sebos á procura de livros que lhe interessasse, principalmente os de filosofia.

Foi num desses sebos que encontrou com sua futura esposa, Ana Maria Rândi, instruída jovem de uma família tradicional de São Gabriel de Batatais. Os dois discutiram muito sobre a natureza humana e a realidade das coisas, mas não demoraram muito para perceberem que estavam apaixonados. Em 1864, Lugones, promovido á coronel, casa-se com Ana Maria, depois de um ano de noivado. Eles tem 3 filhos: Alberto, Solano e Victor. Victor, no entanto, morre no parto, deixando dona Ana Maria inconsolável por meses.

Curiosamente, na mesma data eclodem as Guerras Ítalo-Turcas e Lugones, agora alçado ao generalato, é chamado para defender a frente norte do estreito de Gilbratar. Sua missão é não deixar passar as eventuais tropas armenas. No entanto, Lugones enfrenta muita resistência e desobediência de seus subordinados. Em razão disso aplica duras penas neles, como surras de chibata. O infeliz episódio eclipsou um pouco a promissora carreira do general. Seu amigo dos tempos de Academia, Francisco Salinas, no seu livro de memórias revela que Lugones voltara muito abalado da guerra; mesmo não tendo participado de nenhuma batalha decisiva, estava muito distante, tão marcado que estava pelo episódio da chibata.

Alguns anos depois Lugones retomou seus estudos, dessa vez na área conhecida como Psicologia de Massas. Publicou dois admiráveis estudos: Da Ordem (1873) e O Imaginário das Massas(1874). No primeiro analisa a idéia de poder não como se fosse algo imposto, mas que emanasse das pessoas, ou seja, que o poder resultaria da vontade de dominarem e serem dominadas. Já no segundo estudo fala de arquétipos presentes no imaginário social que podem ser explorados por um governador sábio para criar a paz social.

Atraído por seu amigo Salinas, Lugones aceita trabalhar no Ministério da Guerra como chefe do gabinete de estratégia, criando novas maneiras de repressão. Maneiras essas que foram rapidamente aplicadas pelo gabinete de segurança nas lutas por terra na província de Caburé. Caburé foi uma grande mancha na carreira de Lugones; seus métodos de contenção foram responsáveis por mais de 20 mortes de lavradores inocentes, entre eles crianças, que ocupavam o bairro de Santo Antônio de Leverger.

Em 1875, o governo central lança o Plano de Integração Nacional. Seu amigo no Ministério da Guerra, Salinas, indica seu nome para a comissão responsável pelo projeto. Há que se considerar, no entanto, que o governo e a corporação estavam um pouco descontentes com toda a fama de Lugones no momento, portanto, sua participação no projeto pode ter sido um meio de afastá-lo dos holofotes. Mesmo com medo da opinião pública á seu respeito, tanto o governo como o Exército reconheciam em Lugones um competente líder, com um futuro promissor no Exército , quiçá na Presidência da República.

Pouco antes de partir acontece mais uma tragédia: Ana Maria vem a falecer. Salinas nos revela mais uma vez em suas memórias que a morte do filho caçula lhe comoveu muito. E nos anos em que seu marido esteve participando da guerra e do gabinete de estratégia, ficou muito sozinha. Ao saber da notícia da nomeação de Lugones como caudilho responsável pela Terra das Amazonas, prevendo as dificuldades que viriam a seguir, se matou. Um episódio tão curioso quanto trágico, abordaremos ele com minúcia posteriormente.

Lugones, em vista da morte de sua mulher, foi um dos últimos caudilhos a partir em missão. Seu efetivo consistiria em um batalhão de soldados, duas esquadras aéreas e um dirigível fortemente munido de canhões e metralhadoras. Todo efetivo contava com a figura do chefe-médico, responsável pela equipe médica da tropa, o mecânico, um grande entendido em todas as máquinas que deveria consertá-las ou aprimorá-las quando possível, e um conselheiro militar, com a função de supervisionar o trabalho do caudilho. O chefe-médico da equipe de Lugones era o Dr. Roberto Lameira, eficiente comandante do Hospital da Base de Canguçu, seu mecânico era conhecido informalmente como Ferrari e seu conselheiro militar era o experiente e histórico marechal Enoch Carranza, grande nome da pacificação da República do Prata.

A partir daqui a vida do general Lugones é envolta em mistério e em certo desconhecimento. Nossa fonte a partir de agora será o livro de Ulisses Ramirez Figueiroa, Odisséia Amazônica. O autor foi recrutado pelo caudilho depois que este descobriu suas qualidades na aviação. No tempo em que esteve trabalhando para o caudilho ouviu muito a respeito de sua empresa amazônica por meio de seus colegas de trabalho. Segundo os mais antigos, quando chegaram aqui o contrabando dominava a região. Foram anos de guerra, perderam muitos homens. A situação se inverteu a partir do momento em que Lugones é aclamado como "tuxaua" pelos Barés que enxergam na figura imponente do general um herói reformador tal como Perequê. Os contrabandistas eram inimigos da maioria dos Barés, bem como as Icamiabas. Lugones conquistou o apoio dos Barés e com isso sua ajuda na luta contra os contrabandistas. Em pouco tempo, o cartel de Aguirre saíra da Amazônia.

Devido a falta de reforços expedidos pelo Ministério da Guerra á missão, Lugones toma uma decisão difícil: firma um contrato com os contrabandistas que acabara de expulsar, em troca de algumas drogas da selva receberá deles bens de consumo e armas. O próximo passo seria unificar todo o Vale do Amazonas através da Confederação Baré. Os maiores inimigos desta expansão foram as Icamiabas que foram quase totalmente exterminadas. A partir do Vale, Lugones se expandiu pela Bacia Amazônica, seguindo o curso dos rios. Estabeleceu torres de vígia, abriu campos no meio da selva, construiu pequenas cidades ao longo de seu domínio e construiu sua base logística numa árvore centenária no interior da selva.

Ulisses posteriormente deserdou, tendo de se refugiar entre as populações ribeirinhas. Uniu-se a um movimento de resistência, entre tantos na região, e ouvia relatos terríveis sobre os massacres promovidos pelo caudilho. Um deles, o da tribo Waimiri, ficou conhecido pelo grau de crueldade: as crianças foram presas em uma oca onde atearam fogo. Dizem que, depois disso, Ferrari também deserdou as forças armadas.

Em 1894, um ataque áereo á base de Lugones, do qual participou Ulisses, destrói sua torre de operações, matando o junto. Após sua morte, o Estado amazônico criado por ele se fragmentou. A Confederação Baré herdou, no entanto, sua infra-estrutura e nos anos seguintes tornaria-se o embrião de um novo Estado amazônico, o que conhecemos hoje.

II
Depois de tomarmos conhecimento da vida dessa misteriosa figura, cabe nos agora algumas observações.
Primeiro, a morte de sua mulher. Em entrevista com o marechal Francisco Salinas, descobrimos, extra-oficialmente, que ela fora assassinada. Desconfiado do ocorrido o general mandara fazer uma autópsia que revelou morte por estrangulamento e não por ingestão de remédios como dissera Lugones. O resultado da autópsia saiu após a nomeação de Lugones e sua consequente partida, portanto, já era tarde demais para prendê-lo. Acreditamos que o marechal Salinas tenha se chocado com o ato do velho amigo, como transpareceu em nossa conversa informal.

A prisão de Lugones não foi efetivada por causa da mudança de gabinete. O presidente J. Barros renunciara dias depois e assumira o vice Carlos Luiz que começara uma mudança radical no Estado Maior e consequentemente no Ministério da Guerra, temendo um golpe militar. Os pedidos de prisão de Salinas não foram levados em consideração pelo novo Ministério, tão interessado ele estava em afastar membros conservadores da caserna que a prisão de um ilustre oficial poderia gerar mais burburinho. Nos anos seguintes a missão Amazônia foi esquecida pelo gabinete, o que explica os reforços que nunca vieram para Lugones.

Ora, esse surpreendente fato nos mostra que o general já havia mudado antes de entrar na selva. Os motivos que levaram a matar a esposa ainda nos são desconhecidos, mas podem ter origem no trauma da guerra. Um intelectual como ele, tão interessado no diálogo e na reflexão, deve ter se chocado com a anarquia da guerra, aspecto que foi sua principal preocupação nos anos seguintes, como evidenciam seus artigos e estudos sobre o problema da indisciplina.

Outro ponto interessante: Ulisses em seu relato nos fala que a figura de Lugones era temida por todos, desde os ribeirinhos até os oficiais de seu mini-Estado Maior. Conhecido como "o tuxaua", "generalíssimo" ou ainda "demônio caraíba" entre seus inimigos. De onde vinha esse temor? O piloto nos fala que os Barés vinham nele um herói reformador, uma espécie de semi-deus que controlava máquinas incríveis como o potente dirígivel. É possível que sua crueldade tenha contribuído também para essa imagem de herói reformador ao ser impiedoso com os inimigos.
Ulisses nos fala ainda do temor vindo dos próprios oficiais: "O interessante era que a maioria dos oficiais, mesmo os generais, temiam sua pessoa. O motivo era principalmente sua imprevisibilidade. Diziam que mudava de planos no meio da noite ou criava novos do nada e os punha em prática o que exigia uma poderosa organização dos oficiais, pois, uma vez não efetivados os planos, expurgos eram cometidos".
O que aqui temos senão uma autocracia; a figura do caudilho dominava toda a vida da população, era amado ou odiado por todos. O que explica a desintegração de seu império após sua morte, tão centrado estava a organização político-militar em sua pessoa que não sobreviveria sem ele.

Mais uma vez recorremos a Ulisses: "Na verdade era assustador o modo como ele parecia totalmente insano. Mais assustadora ainda era como ele tornava-se rapidamente extremamente lúcido, o que me dava a impressão de que fingia saber o que estava fazendo, que fingia estar louco (...)". Esse é um dado muitíssimo curioso: fingir estar louco. Bem, é comum ao neurastênico espasmos de lucidez, no entanto, é interessante também avaliarmos a hipótese de Ulisses. Por quê? Talvez a imprevisibilidade e loucura de Lugones sejam intencionais. Explico: Lugones dedicou boa parte de sua vida a tratar a indisciplina e todos sabem que a selva tropical é um lugar suscetível á desobediência e a marginalidade, melhor exemplo disto está nos episódios coloniais de sua história, talvez ele tenha descoberto o potencial do medo, através da imprevisibilidade, na construção da disciplina.

Outro fato interessante é o conteúdo ideológico do caudilho. Tanto Ulisses como Salinas diziam que Lugones tinha uma espécie de imponência, do tipo daqueles homens que tem certeza de seu objetivo. Ulisses nos fala que nos poucos discursos que ouviu dele podia-se ver seu ideal em transformar a Terra das Amazonas numa província de progresso e civilização. Um progresso e civilizaçaõ que deveria passar pelo extermínio dos dissidentes e a destruição da selva. Mais uma vez, volta a imagem de herói-reformador, mas de um tipo diferente, um herói-modernizador; igualmente implacável e mítico, uma espécie de semi-deus, porta voz dos deuses do Progresso e da Ciência. É irônico, no entanto, que para construir a civilização na Amazônia Lugones tenha se valido da loucura, da brutalidade e do medo.

Pessoas que se consideram acima do Bem e do Mal, por causa de seus ideais transcendentais, sempre desrespeitam o mundo sensível, o mundo das práticas, do cotidiano, renegando a ética para debaixo do tapete. Analisando pelo prisma do idealismo, tlavez Lugones seja uma dessas pessoas. Acreditar estar acima de qualquer julgamento pode ter lhe dado o aval para seus atos deploráveis, seja em nome da disciplina seja em nome do Progresso. Assim sendo, Lugones seria um dos monstros produzidos pela razão, como diria o grande pintor Francisco Goya.

III
Gostaria de ressaltar que o que foi exposto logo acima não passa de conjecturas; nunca saberemos com certeza o que terá passado pela cabeça de Lugones, nunca saberemos como ele se transformou nesse ícone de maldade e insanidade. Pode ser que a selva tenha um peso considerável nessa transformação, pode ser que não. A verdade é que nunca saberemos, porque nunca descobriremos, é o que me parece, os mistérios da alma humana. Falar de Lugones não é somente uma aula de História, uma história vergonhosa com certeza. Falar de Lugones é falar da própria alma humana. Nossa alma de certa forma é uma imensa selva tropical, quase insondável, onde habitam monstros temíveis e maravilhas incríveis. Mesmo com toda a tecnologia que dispomos não é possível ainda conhecê-la em todo, somente parcialmente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Expediente

Bem, depois de postar alguns contos, chegou a hora de uma paradinha para inflar um pouco meu ego: Romeu Martins, um dos porta-vozes do steampunk nacional, no seu ótimo blog Cidade Phantástica, acabou de fazer um post sobre o nosso querido blog.
Isso mesmo. O reconhecimento veio cedo demais! E eu que planejava encher esse blog de contos e crônicas e depois deixá-lo aí por uns anos, para valorizar...
De qualquer maneira eu gostaria de fazer um esclarecimento: Cláudio Carqueija é apenas um pseudônimo. Tcharan!! Meu nome verdadeiro é Vinicius Alves do Amaral e tenho já uma página na rede AoLimiar com o mesmo nome do blog, onde também coloco meus contos, aforismos e críticas.
Ah, e já ia quase me esquecendo! Surgiu a hipótese de fazermos uma Loja Steampunk Amazônica. Bem, fiquei entusiasmado com a idéia, mas ainda preciso de um pouco de tempo para pesquisar mais interessados no assunto aqui em Manaus. Afinal, o Incrível Exército de Brancaleone não era feito de uma pessoa, mas de cinco bravos cavalheiros!

Glossário

Achei necessário aqui explicar um pouco sobre os elementos que me serviram de inspiração para o conto Entre dois mal ou a segunda viagem dos Acutsu.
Em primeiro lugar, os Acuntsu. Acuntsu é o nome de uma obscura etnia indígena que vive na fronteira do Amazonas com Rondônia, conhecida pelo seu culto á Kiantô, a cobra arco-íris.
Não existe, no entanto, nenhuma entidade conhecida como Ururã no folclore amazônico(aliás, ao contrário das cobras, poucas são as lendas relativas á jacarés, como lembra Câmara Cascudo). A idéia veio de uma pouco conhecida lenda do interior do Rio de Janeiro, a lenda do Ururau, um jacaré brabo de couro impenetrável que uns dizem virar gente.
Caraíba era como os indígenas tupi chamavam o homem branco. A palavra também significava em algumas tribos "profeta", mas usei o primeiro significado nesse conto, como vocês devem ter percebido.
Bem, a inspiração para construir esse conto veio principalmente do trabalho de Neil Gaiman,no que tange ao paganismo. Seus personagens fantásticos estão sempre muito envolvidos com os seres humanos,como se fossem parte de uma novela, ao invés de ficarem no Olimpo, por exemplo. Achei interessante adaptar um pouco da fantasia Neil-Gaimaniana, por assim dizer, ao universo indígena. No entanto, no final das contas, não achei que os seres fantásticos do meu conto, principalmente Kiantô, fossem tão envolventes ou presentes. Bem, mas não se pode acertar sempre...

Entre dois mal ou a segunda viagem dos Acuntsu 2

Amanheceu. Os guerreiros que foram mandados para atrapalhar a vinda dos caraíbas acabam de voltar, meio sujos e afobados. Vão falar com Pindarô, dizer que são muitos caraíbas e eles já deram jeito nas toras que derramaram no rio. Pindarô não demonstra medo, por fora. Manda acordarem todos. As mulheres e as crianças vão pegar as armas que ficam no barracão e se esconderem no meio do mato. Todos os guerreiros ficarão aqui, esperando o inimigo. A tática vai ser simples: todos ficarão escondidos, atrás das ocas, dando a impressão de que a taba está vazia, pra fazer uma emboscada nos caraíbas. É um bom plano, mas todos sabem que os caraíbas tem muito mais homens e armas.
Apreensão no rosto de todos. Só de Apinaã que não. Apinaã está angustiado, a culpa cai nas costas de Apinaã. Pindarô percebe e por isso fica perto de Apinaã esperando a oportunidade de perguntar o porque disso. Quando todos estão em posição, Pindarô pergunta:
-O que te aflige, meu filho?
-Nada, Pindarô.
-Pindarô sempre teve visão muito boa e tua angústia é tão visível pra Pindarô como o céu azul.
Apinaã considera: de qualquer forma ele terá que contar ao velho. Que seja agora, já que o monstro pode reclamar seu pagamento muito cedo.
-Pindarô, eu fiquei preocupado com os caraíbas... então eu sai um dia e...
Os olhos de Apinaã se cerram:aparece uma nuvem de fumaça perto da curva do rio. São so caraíbas chegando. Momento de apreensão. Só se ouve o barulho dos motores.Pindarô reza dentro de si, pedindo força pra lutar.O nariz do barco encouraçado aparece na curva do rio. Os guerreiros todos respiram fundo, como se faz anbtes de mergulhar. A arfada dura o tempo do barco aparecer por inteiro. Logo atrás aparece outro e mais outro... São quatro barcos.
Todos cheios de gente, cheio de caraíba armado.
O primeiro barco atraca no barranco, desce um punhado de caraíbas. Eles vão adentrando a taba, receiosos, procurando guerreiros. Uns acham que todos fugiram, outros não.
Os guerreiros avançam. O primeiro sai de trás da oca de Pindarõ e acerta a garganta de um caraíba e desde já começa um tiroteio danado. Apinaã avança e pega dois caraíbas: um com a lança e outro com dois tiros de sua garrucha. Pindarô é bom de tiro, já acertou uns cinco. A chuva de tiros é braba. Muitos guerreiros já tombaram, a começar pelo que iniciou o ataque.
Aquela carabina grande presa na frente do barco demora a carregar, mas quando atira abre buraco no chão que nem caminho de sucuri grande. Eles tão terminando de carregar ela. Mas não dá tempo. O barco vira!Os caraíbas caem todos na água.
Barco virar no raso é muito difícil. Os homens dos outros barcos não entenderam nada.Do rio sai uma boca florida de dentes e engole um punhado de caraíbas como se fosse água.
O barco da frente começa a atirar. Não adianta. Vem o bichão e pega o barco com os dentes e vira. O barco logo atrás dele leva uma rabada, partindo-se ao meio.O último tenta fazer a curva, mas é lento demais, o monstro joga a cabeça pesada de tudo contra a proa do barco, afundando-o.
O tiroteio acabou depois do segundo barco ser destruído, depois disso muitos caraíbas fugiram pro mato. Alguns ficaram parados, vendo tudo, chocados. Chocados também estavam os guerreiros, menos Apinaã. Apinaã só pensa em como cumprirá com seu acordo agora.
Do fundo do rio emerge aquela cabeça cascuda e o bichão, com os olhos pra fora d'água, brame:
-Macaco pelado!... Macado pelado! Já fiz minha parte do trato, agora quero teus filhotes e tuas virgens!
A voz assustadora fez um bocado de guerreiros cair no chão. Pindarô, mesmo assustado e cansado, fica de pé, tentando entender a fala do monstro.
-Monstro, quem é tu? É Ururã?
-É, macaco velho... é Ururã... e quero meu pagamento!
-Que pagamento?
Vem um ronco tenebroso do monstro que é na verdade um pigarro. Então ele responde:
-Um dos teus macacos sem rabo me fez um trato esses dias... queria que eu matasse caraíbas... se eu matasse ia receber 10 de teus inocentes, filhotes e virgens... Eu matei caraíbas, agora quero minha parte!
Pindarô demora a descobrir quem fez o trato, mas quando vê Apinaã de cabeça baixa, entende tudo.
-O homem que fez o trato com você, demônio, não manda em nada aqui! Esse trato não tem valor!Não vamo te dar ninguém.
já sabendo a reação do monstro, Pindarô começa a se afastar. Ele sabe que o bichão é grande demais e não tem chance de pegar eles correndo na mata fechada. Outro ronco, dessa vez de raiva. O monstro se atira pra margem. Metade do corpo fora d'água. Tenta puxar o corpo truculento e reluzente pra terra, mas as patinhas gordas não conseguem. Abre a bocarra e arregaça os dentes, os olhos vermelhos se colorem de ódio. Os guerreiros tudo fogem. O bichão não consegue segui-los, afunda no barranco e depois de lutar por alguns minutos contra a gravidade, desiste e volta ao rio.
Os guerreiros correm na mata. Á certa altura se encontram com suas famílias e incitam elas a correrem também. Todos correndo na mata. Ninguém entendendo nada. Quando chegam numa trilha aberta pelos kadiwéus para visitar seus "irmãos", param, tomam fôlego. No entanto, nenhum guerreiro quer contar o que aconteceu. Um deles, depois de respirar um pouco, explica para o resto da taba sobre o monstro. Pindarô, agora enfurecido procura Apinaã, não acha, ele não está mais aqui.
-O que vamos fazer agora, Pindarô? Se a gente entrar no rio o monstro pega a gente, sea gente seguir essa trilha vamos chegar perto da taba dos caraíbas.
Pindarô pondera:
-O jeito, meu filho, é falar com Kiantô.
-Mas Kiantô só aparece com chuva, Pindarô!Vamos esperar chover?
-Isso mesmo...
A tribo toda dormiu na trilha. Ficava sempre dois vigias acordados. Apinaã estava ali, mas sempre afastado do grupo de forma a não ser visto. Apinaã voltara a desonrar seu povo. Não poderia estar mais envergonhado. Uma voz na sua cabeça dizia que tinha feito a coisa certa, que 10 poderiam morrer para salvar um povo inteiro. Apinaã tentava se justificar, mas não adiantava, ele sabia que não ia parar por aí. Mais caraíbas viriam e eles teriam que alimentar o bichão sempre para ele protegê-los. Do que ia adiantar perder metade da tribo nos dentes do jacaré? Tinha errado mesmo.Apinaã poderia voltar ao rio e pedir pra ser comido pelo bicho, findando o acordo, mas também não adiantaria. O monstro o devoraria e continuaria a perseguir a tribo. Apinaã colocou seu povo entre dois mal.
Chegou outro dia. Nada de novo, todos continuavam angustiados. Dois guerreiros foram caçar pra alimentar a tribo. Pegaram três catitus. No meio do almoço, pingos. Começa a chover aquela chuva fina. Do tipo que Kiantô adora.
Depois de um tempo dá pra ver as costas de Kiantô no céu. kiantô aparecia no céu quando dia de chuva desse jeito, com o corpo em forma de arco, mostrando suas costas com todas as cores da floresta. Nessa hora que o chefe falava com ela, pedindo ajuda, conselhos ou louvores. Pindarô pôs-se a falar com Kiantô:
-Kiantô, caraíbas querem nos escravizar, Ururã, demônio do rio, quer nos matar. Não sabemos o que fazer. Por favor, nos ajude!
A voz de Kiantô era como o som da chuva, mas calma e pausada.
-Vocês não tem com o que se preocupar. Kiantô trouxe vocês pra essa terra e Kiantô vai achar outra terra pra vocês. A terra que vocês precisam está no Rio da Água Dourada, bem no começo dele. Lá Ururã não entrará e nem caraíbas, porque eu impedirei.
A voz de Kiantô foi sumindo, como a chuva. Em pouco tempo suas costas coloridas sairam do céu. Todos estavam preocupados na verdade. O rio da Água Dourada era muito longe, eles teriam que passar pela taba dos caraíbas,que fica no entrocamento do rio da Água Dourada com o rio Acuntsu, e depois teriam que passar pelos seus inimigos,os Carirés, conhecidos como Guerreiros Loucos. Mas se Kiantô reservou uma terra para eles ali, então eles deveriam aproveitar a oportunidade. Pindarô iniciou marcha com a tribo. Não seria fácil, mas teriam que estar prontos desde já.
(CONTINUA...)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lágrimas

Acordo com aquele gosto de óleo na boca.
Tem dias que nem sinto, de tão acostumado que estou.
Mas hoje senti.

Olho pela janela e vejo os quarentões e as chaminés vomitando fumaça nos céus.
Geralmente nem ligo pra isso.
Mas hoje liguei.

Me debruço um pouco sobre a janela e vejo lá embaixo, as pessoas andando na rua,
como se fossem formiguinhas, formiguinhas usando celulares tentando desviar dos mendigos e buracos da calçada.
Nunca percebi tal coisa.
Mas hoje precebi.

Vou escovar os dentes e vejo minha cara no espelho (oh, que fantástico!afinal o que mais eu poderia ver lá?), mas além do sarcasmo de momento, acontece outra coisa.
Vejo uma cara cinza, escorrendo graxa da boca, um nariz sujo de carvão que parece não ter mais utilidade. Tenho a impressão de que dentro de mim não há nada além de engrenagens.
Nunca me vi dessa forma, mas hoje vi.
Não sei porquê. Mas encontrei uma pista nos meus olhos fundos: um sopro inexplicável de vida escorreu de minhas retinas pelo meu rosto, limpando um pouco do carvão por onde passou.